Diversão, sorrisos e novas amizades marcam a colônia de férias e o acantonamento
Depois de três semanas de atividades animadas e interativas, a colônia de férias de verão terminou na última sexta-feira (30 de janeiro). As brincadeiras, as risadas e a companhia de amigos, no entanto, ficarão na memória dos participantes mirins e dos pais, por ver a alegria dos filhos. Para quem queria mais diversão, o acantonamento fez a festa da criançada no dia 31 e madrugada do dia 1º de fevereiro.
De brincadeiras na piscina, passando por oficinas a jogos pré-desportivos, o que não faltou na colônia foram atividades criativas e de lazer para os três grupos de participantes (4 e 5 anos, 6 e 7 e 8 a 13 anos). À medida que a euforia crescia, o número de inscritos aumentava. Na primeira semana, houve 74 inscrições, enquanto, nas semanas seguintes, cerca de 90 crianças, em média, estiveram no evento. No acantonamento, a adesão também foi expressiva: 60 associados mirins se divertiram com atividades à noite toda.

A gerente Sociocultural e de Lazer, Izabel Perin, destaca que a colônia de férias e o acantonamento vão além da recreação e incentivam o movimento, a autonomia e a convivência em grupo das crianças, contribuindo diretamente para o seu desenvolvimento social e emocional.
“Tudo isso é possível, porque a APCEF-PR oferece uma estrutura segura, organizada e preparada, tanto para acolher os associados quanto para dar suporte ao trabalho das equipes envolvidas. Contamos com profissionais capacitados, espaços adequados e protocolos que garantem tranquilidade às famílias e qualidade às atividades, reforçando nosso compromisso com o bem-estar e a formação das crianças”, observa a gerente.
Na sua opinião, qual a melhor brincadeira?
Na colônia, as diversões na água estiveram no topo da lista dos participantes. Sophia Rosa, de 8 anos, que esteva na última semana, elegeu as brincadeiras na piscina e o esquibunda como destaques, além de atividade com música. “É muito bom brincar na associação. Aqui a piscina, os jogos e a comida são os melhores”, completou o irmão da garota, Thomas Rosa, que comparou a programação da APCEF-PR com a de outra entidade, onde ele e Sophia foram no ano passado.
Para o pai dos dois irmãos, Jefferson Rosa, as atividades se encaixaram na sua rotina e na preferência dos filhos, contribuindo também para afastá-los da tela de celular. “Como a gente trabalha o dia todo, fica difícil deixar as crianças com alguém. Em 2025 eles tinham ficado em outra colônia, mas este ano quiseram vir na associação, pois disseram que é melhor”, reforçou Jefferson, que foi buscar as crianças acompanhado de sua cachorrinha.

Acantonamento é diversão e conexão familiar
No acantonamento, as crianças realizaram o sonho de passar a noite e boa parte da madrugada se divertindo na sede social, com brinquedos infláveis, sessão cinema e muitas atividades recreativas. "Eu gostei de tudo, foi muito bom e divertido ficar aqui. A gente teve algumas brincadeiras surpresa que foram muito legais", comentou Davi Pontara, de 9 anos, que também participou da colônia, com seu irmão Daniel, de 5.
Após a hora da soneca, os pais puderam acompanhar seus filhos no café da manhã, realizado no restaurante da associação. O momento, que reuniu mais de 120 pessoas, representou uma confraternização em família.
O pai de Davi, Fernando Pontara, veio buscá-lo e aproveitou para que, juntos, participassem do café. Para ele, a presença da equipe de recreação traz a certeza de um ambiente seguro e qualificado. "Já conhecemos os professores e, como eles adoram as crianças, fico bastante tranquilo em trazê-lo aqui", contou Fernando.

A mãe de Davi e Daniel, Renata Pontara, compartilha do mesmo entusiasmo e destaca o carinho dos filhos também pela colônia. Segundo ela, a experiência na APCEF-PR vai além de uma simples recreação. "Eles amam participar! Brinco que na associação temos uma estrutura de hotel, mas com o diferencial de ter monitores cuidando de tudo”, reforçou.

