16/01/2026 08:30

É oficial: A APCEF-PR agora é definitivamente pet friendly

APCEF_petfriendly.26.2.2.jpg

A entrada de gatos e cachorros de estimação na sede de Curitiba da APCEF-PR foi liberada oficialmente. Após um período experimental de três meses, que teve início em outubro de 2025, a diretoria da associação aprovou o ingresso definitivo dos bichos. A decisão confirma a proposta de a entidade ser pet friendly, termo que descreve locais com estrutura para atender esses animais.

Durante a observação, o setor de atendimento registrou o cadastro de 33 pets. Nesse período, os associados puderam passear com seu gato ou cachorro pelos locais permitidos na sede social, onde encontraram espaços adaptados com água potável, sacos coletores e lixeiras exclusivas.

Convivência saudável e melhoria de serviços

Na decisão da diretoria, entre as questões avaliadas, esteve a satisfação de tutores com a estrutura oferecida e nenhum registro de incidente disciplinar. Apesar do balanço positivo, a conscientização do cumprimento das normas deverá ser intensificada, especialmente no que diz respeito à higiene e à segurança, o que inclui o uso de coleira e, se necessário, focinheira.

O presidente da APCEF-PR, Jesse Krieger, destacou que a permissão da entrada de pets gerou muitos elogios e confirmou a entidade como uma das pioneiras, nesta área, entre as similares de Curitiba. “Recebemos relatos de associados muito felizes com a iniciativa. A previsão é ampliar esse tipo de serviço, considerando que grande parte das famílias hoje possui um bicho de estimação para fazer companhia”, anunciou o dirigente.

Com seu companheiro peludo, os tutores podem passear na sede social quase toda a semana, com exceção de sábado e dias de eventos. É permitido circular por boa parte da área verde e passar pelo hall de entrada. No entanto, é proibida a presença de animais em lugares, como restaurante, lanchonete, churrasqueiras fechadas, ginásios de esportes, quadras, piscina, academia, parquinho, espaço kids, Spaço da Mulher, sanitários e outros lugares fechados.

Cadastramento dos bichinhos

Para a entrada de seu pet, o tutor precisa fazer cadastro com seus dados e de seu companheiro. Ficha de identificação, foto do animal e carteira de vacinação fazem parte da documentação necessária. O preenchimento de formulário, que inclui espaços para envio de arquivos, pode ser feito de forma on-line (Acesse Aqui). A carteira de vermífugo não é obrigatória.

O regulamento permite a entrada de gatos e cachorros de pequeno e médio porte (até 60 centímetros ou 25 quilos). A exceção fica para as raças Golden, São Bernardo, Labrador e cães-guia. Por questões de segurança, cães de guarda ou caça, como Rottweiler e Pitbull, e outros tipos de animais, como aves e peixes, continuam restritos.

Confira o regulamento da entrada de pets na associação (Clique Aqui).
Saiba como foi a experiência de tutores com seus animais (Acesse Aqui).

Compartilhe