16/09/2025 17:48

Em Pomerode, caminhada une bem-estar e imersão na cultura alemã

CaminhadaPomerode_montagem.25.2.jpg

Em alemão, Wohlbefinden und Gesundheit pode ser traduzido como “bem-estar e saúde”. As palavras expressam a sensação do grupo ApéCEF, na segunda caminhada de 2025, realizada no último sábado (13). A cidade de Pomerode, na região do Vale Europeu de Santa Catarina, inspirou os participantes, que puderam conhecer mais a cultura alemã da região.

Em um percurso de cerca de cinco quilômetros, os associados caminharam por estradas rurais, diante de cenário bucólico e acolhedor. Para completar a experiência, eles puderam contemplar construções em estilo colonial, simbolizadas por casas de arquitetura enxaimel.

Para quem já participou de caminhadas anteriores da APCEF-PR, da qual é associado há muitos anos, percorrer rotas ao ar livre, com bons amigos, tem um valor especial. É o caso de Francisco Machado (Na foto, abaixo, o mais alto), avaliou positivamente a experiência em Pomerode.

“Caminhadas, como essa, são oportunidades de reencontrar velhos amigos e fazer novos. Tudo funcionou muito bem: o percurso foi tranquilo, a organização excelente, o almoço proporcionou a descoberta da culinária alemã. Espero que venham novas edições tão prazerosas”, pontua o associado.

CaminhadaPomerode_Francisco.25.2.jpg

Cultura e sabores da Alemanha

Após a caminhada, os participantes saborearam delicioso almoço, que contemplou diferentes pratos da culinária germânica, entre joelho de porco, salsichas, marreco e outras iguarias típicas. 

O associado Franklin Mendes participou da caminhada com sua esposa, Ernestina, e celebrou a recepção de Pomerode, com dia repleto de diversão e alegria. “Já participamos de várias caminhadas com o grupo ApéCEF e essa foi ainda mais especial. Imagine fazer uma atividade física e, ao final, ser premiado com ótima comida e animação de um gaiteiro, que se apresentou no restaurante, com músicas bem alegres”, contou Franklin.

O passeio teve ainda um momento final, com visitação guiada à casa de imigração alemã, onde os participantes puderam aprender sobre a chegada dos povos germânicos ao Brasil. Além do bonito espaço, houve tempo para comprar, na loja da casa, produtos, como bolachas e cervejas típicas.

Confira os melhores momentos da caminhada (Acesse Aqui)

Compartilhe