04/08/2025 16:20

Ex-conveniado à APCEF-PR, advogado lança seu novo romance "Pai do Destino"

Livro_JoaoCarrijo.25.1.jpg

Uma viagem por diferentes lugares do mundo, em que tanto o destino quanto o acaso estão constantemente presentes. Assim se desenvolve o livro “Pai do Destino”, novo romance do advogado João Gilberto Marin Carrijo, que é marido de associada e já atuou como parceiro da APCEF-PR. O lançamento da obra foi realizado na última quarta-feira (dia 30), na Livraria da Vila, em Curitiba.

O romance aborda uma série de eventos e, como de alguma forma, todos eles se conectam, criando uma trama de entrelaçamentos de gerações que reflete questões importantes da atualidade, como a imigração, a injustiça e o preconceito. Da África Ocidental ao Brasil, a história se passa também pelos encantos exóticos da Turquia.

Para escrever “Pai do Destino”, Carrijo confiou em todas as experiências que viveu e em um fator que, segundo ele, vai além de suas formações acadêmicas e profissionais: a intuição. “Embora pós-graduado, minha formação acadêmica pouco influencia no processo criativo. Com a intuição, estão amalgamados meus princípios, minhas convicções, exemplos paternos, convivência com esposa, filhas e amigos”, afirma o autor.

Sobre o processo criativo e a inspiração, Carrijo detalha como foi o desenvolvimento que levou ao lançamento do livro. “Meu rascunho resume-se a duas folhas, nas quais apontei datas, nome e papel dos personagens. A inspiração foi um casal de idosos que vi em um acostamento durante uma viagem, que estavam de mãos dadas. Assim, decidi escrever sobre o amor”, explica Carrijo.

Novas ideias

Casado há 39 anos com Sandra Carrijo, aposentada da Caixa, João tem duas filhas. Seu novo livro chega quatro após o lançamento de “Vingança e Perdão”, também de sua autoria, que apresentou um romance policial de tirar o fôlego, com suas variadas investigações.

Ao refletir sobre as diferenças entre o livro anterior e este, o autor que, além de advogado, já foi também analista de sistemas e professor, ressalta que não houve uma mudança tão profunda entre uma obra e outra. Para ele, apenas alguns detalhes se alteraram em uma atividade que impacta, direta ou indiretamente, em toda a família.

“Pouco mudei, de um livro para outro. Se tenho um estilo, ele está presente nos dois livros. Apenas tentei ser mais objetivo, simples e me desapegar das minúcias. Fora isso, escrever é um grande divã, em que me envolvo de corpo e alma e nem sempre sobra tempo para a família”, comenta Carrijo.

O livro está disponível na página da Livraria da Vila e em diversas lojas físicas e virtuais do ramo.

Compartilhe