Festa junina é sucesso de público e de animação
Olha, isso aqui tá muito bom/Isso aqui tá bom demais/Olha, quem tá fora quer entra/Mas quem tá dentro não sai. A canção, de Domiguinhos, retrata um pouco da festa junina, realizada no sábado (29 de junho), que trouxe aos associados o melhor dessa celebração típica, durante oito horas: de brincadeiras e guloseimas irresistíveis a muita dança e canções caipira.
O público respondeu com grande presença e animação, totalizando cerca de 2 mil pessoas. A orientação para a retirada da pulseira de acesso antecipada contribuiu para maior comodidade e segurança dos participantes. Pelo menos 1.700 unidades tinha sido distribuídas antes do evento.
A diretora Sociocultural e de Lazer, Fernanda Fracaroli Garcia, ressaltou a importância dos colaboradores da entidade, para que a festa pudesse receber tantos associados. “Precisamos agradecer a todos eles, pois trabalharam arduamente para que tudo isso ficasse lindo. E claro, também ao papai do céu por levar a chuva embora”.
O presidente da APCEF-PR, Jesse Krieger, reforçou que o objetivo da festidade é proporcionar um dia agradável a todos. “O que nós sempre desejamos, em cada festa junina, é que os associados tenham uma excelente evento, com muita descontração e alegria”, completou.
Para todas as gerações
Um show à parte, as brincadeiras fizeram a alegria da criançada. Entre as atrações mais visitadas, estavam a boca do palhaço, a pescaria, o frango na panela, o touro mecânico e o tiro ao alvo. Para repor as energias, os associados aproveitaram as comidas típicas, como bolos, quentão, canjica, pinhão, cachorro quente, algodão doce e pipoca.
A associada Paula Nicolly Mendes, que nunca havia participado da festa, decidiu vir após receber a divulgação do evento nas redes e ainda trouxe a filha Maria Clara, de 5 anos, e o sobrinho, Noah, de 2. “Chamou a atenção como a APCEF-PR sempre lembrava a gente da festa, então ficamos animados. Valeu a pena: as crianças amaram, foram em vários brinquedos, gostaram muito do tiro ao alvo, da boca do palhaço e do touro mecânico”, afirmou.
No próximo ano, Paula e sua família devem voltar para se divertir, assim como fez o casal de associados efetivos, David Oliveira e Déia Flora de Sousa, que conheceram a festa junina em 2023, apesar de integrarem a entidade desde 1990. “Gostamos tanto no ano passado que decidimos vir de novo. É muito bom ver o pessoal se divertindo”, afirmou o associado. “Viemos de Londrina para Curitiba há três anos, então passamos a frequentar a sede daqui. Nós adoramos o local”, ressalta Déia.
Mas uma boa festa junina não poderia ser completa sem suas danças e músicas típicas. No começo da noite, o pessoal da dança de salão mostrou o que aprendeu nas aulas do professor Clézio Dias, com direito a casal vestidos de noivos e passos sincronizados. Na sequência das apresentações, crianças e adultos fieram a roda e a dança do túnel. Depois, um super aulão junino movimentou os associados, no ritmo de clássicos e novos sucessos que são a moda nas festas juninas de todo o país.
Com uma programação ampla e diversificada, a expectativa é a de que, nos próximos anos, cada vez mais famílias venham aproveitar um momento de alegria na sede de Curitiba, como é o caso de Marco Antônio da Silva, que estava com o seu filho, Miguel, de apenas 1 ano. “A festa está muito divertida e, para ele, é ótimo ver tudo isso. Mais alguns anos e ele vai querer participar das danças e brincadeiras”, brincou Marco.
Para encerrar um dia tão especial, a dupla Felipe & Fabrício fez da quadra do ginásio um verdadeiro bailão, em que associados de diversas idades dançaram. Entre os hits trazidos pela dupla, estavam canções conhecidas do sertanejo, do forró e até mesmo a música gaúcha.
Confira o álbum completo de fotos (Acesse aqui)