29/01/2026 20:12

Janeiro Branco: APCEF-PR reforça a importância do equilíbrio mental

Janeirobranco_montagem.26.1.2.jpg

Crédito: montagem com a foto do time Viva Vôlei da APCEF-PR

Com 9,3% da população portadora de transtornos de ansiedade, o Brasil lidera o ranking de casos do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O país é considerado também um dos mais estressados do planeta, ocupando o top cinco em pesquisas sobre estresse no cotidiano e no trabalho. Diante desse cenário alarmante, a campanha de conscientização, chamada de Janeiro Branco, é um apelo em favor do autocuidado e do diálogo sobre saúde mental. A APCEF-PR está engajada neste movimento, oferecendo estrutura e programação que buscam trazer tranquilidade e equilíbrio aos associados.

Para os empregados da Caixa e seus familiares, pensar em saúde mental é uma necessidade. Uma pesquisa realizada pela Fenae, no ano passado, ouviu 3,8 mil trabalhadores da ativa e aposentados do banco, dos quais 37% já foram diagnosticados com problemas, como Síndrome de Burnout, estresse, síndrome do pânico e depressão. Desses entrevistados, 61% afirmaram não perceber um apoio adequado por parte da Caixa.

A APCEF-PR está atenta aos sinais de que é preciso dar atenção à mente de quem frequenta seus espaços. A entidade oferece atividades esportivas, como tênis, futebol, vôlei, academia de musculação, entre outros, e eventos em datas especiais que celebram a vida dos associados na ativa e na aposentadoria.

A psicóloga Vanessa Andreoli ressalta que a saúde mental precisa de equilíbrio entre o exercício do corpo, que ajuda a combater diversos transtornos, e a relações sociais, que surgem de interações com família e amigos.

“Atividades físicas regulares, como as que a entidade oferece, ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade, além de melhorar o humor, o sono e a concentração. Não é apenas lazer, mas uma estratégia concreta de cuidado. O bem-estar emocional, no entanto, vai além do movimento físico: ele também se constrói em momentos com a família, assistindo um filme cozinhando, conversando sem pressa e fortalecendo vínculos”, afirma Vanessa.

Espaços para respirar ar puro

Ter um lugar para “fugir” do caos da cidade e aproveitar momentos especiais em família, a exemplo da APCEF-PR, é outra dica para fortalecer as emoções.

“Espaços verdes e de convivência, como os oferecidos na sede de Curitiba, cumprem um papel importante para o autocuidado. Caminhar ao livre, desacelerar e aproveitar o local para ter um momento com a família e amigos são elementos que fortalecem o senso de pertencimento e conexão social, fatores reconhecidos como protetores da saúde mental!”, reforça a especialista.

No trabalho, atenção aos sinais!


Mesmo após um fim de semana praticando esportes e se confraternizando com a família, o associado precisa voltar à rotina de trabalho. Vanessa Andreoli orienta que esse é um momento muito importante, no qual é preciso estar atento aos alertas e, se preciso, procurar ajuda especializada.

“No trabalho, cuidar da mente é respeitar horários, fazer pausas, comunicar necessidades e observar sinais, como irritabilidade, cansaço, dificuldade de concentração ou desmotivação. A saúde mental boa passa por aprender a respeitar limites, permitir-se descansar sem culpa e buscar ajuda profissional quando necessário. Procurar um psicólogo não é sinal de fraqueza. É um ato de cuidado consigo, com a família e com o trabalho”, conclui a psicóloga.

Compartilhe