17/12/2025 09:14

Luz, câmera e sapatilhas: Balé da APCEF-PR transforma cinema em dança

Espetaculobale_MagicoOz.25.1.jpg

O palco do Teatro Paulo Autran, em Curitiba, se transformou em uma grande tela de cinema no último sábado (dia 14). De O Mágico de Oz a Harry Potter e Encanto, as turmas de balé da APCEF-PR protagonizaram cenas de filmes clássicos, em um espetáculo de dança e encenações, levando o público a viajar no tempo e a se emocionar.

Na apresentação, alunas, da classe baby a adulta, se transformaram em personagens, que fizeram história na telona e marcaram gerações. Diante deste cenário, interpretá-los por meio de pontas de pé, giros e pliés -, com troca de figurinos e elementos cênicos, não foi tarefa fácil. O resultado, porém, superou expectativas e surpreendeu quem as assistiu.

Um dos destaques foi Ana Sander, de 8 anos, que abriu a apresentação, como Dorothy, do Mágico de Oz, e participou das coreografias de “Cantando na Chuva” e “Toy Story”, mesmo passando mal antes e durante o espetáculo.

Espetaculobale_familiaAna.25.2.jpeg

“A Ana ama balé e já fez um solo em julho (na Noite Cultural). Durante o dia do espetáculo, ela estava falante, até que ficou quieta e disse que sentia dor na barriga. Perguntei se seria ansiedade ou tristeza, mas ela não sabia explicar. Mesmo assim, ela se apresentou e, no agradecimento, estava linda e saltitante. Ela é muito profissional”, contou Jackelini Kil Sander, mãe de Ana, orgulhosa.

O espetáculo também uniu gerações na mesma coreografia. Em Mary Poppins, três duplas de mães e filhas dançaram juntas, em uma troca generosa de movimentos e olhares. Andressa de Jesus conta como foi a experiência de compartilhar o palco com a filha, Ana Flores, de 6 anos.

Espetaculobale_MaryPoppins.25.2.jpg

“Comecei a dançar no ano passado e, desde criança, queria fazer balé. Ao ver minha filha nas aulas me realizei e, agora, eu e ela dançando, tornou-se a realização de um sonho maravilhoso”, resumiu Andressa.

Preparo, dedicação e reconhecimento

No teatro, 12 filmes se transformaram em dança e emoção. Além de O Mágico de Oz, Mary Poppins e Cantando na Chuva, o público pôde assistir a cenas de Um americano em Paris, Peter Pan, Star Wars: Uma Nova Esperança, Aladdin, Toy Story, Titanic, Harry Potter e a Pedra Filosofal, Encanto e, no encerramento do evento, Flashdance. 

Para a diretora Sociocultural da APCEF-PR, Fernanda Fracaroli Barrozo, o espetáculo fez o público viajar de forma encantadora, por clássicos do cinema. “Dançar faz muito bem ao corpo e a mente e vimos, nesta apresentação, delicadeza, mas também muito preparo e determinação. Em nome da diretoria, em especial do presidente Jesse Krieger, agradecemos aos pais por trazer suas filhas para ensaiar, às bailarinas pela dedicação e às professoras Jordana e Amanda pela parceria”, pontuou Fernanda.

Para a montagem da apresentação, a escolha do tema, filmes e figurino foi bastante estudada. A professora Amanda Roberta contou que a proposta, idealizada com a professora Jordana Bonette, era mostrar coreografias que incluísse também movimentos do balé contemporâneo, de forma leve e agradável.

“Em cerca de 50 minutos, queríamos que o público de identificasse com os filmes e assistisse a um espetáculo não só de dança, mas também de encenação. Da classe baby aos preparatórios, as alunas representaram bem os personagens. Apesar das várias trocas de figurinos, todas entraram de forma correta e dançaram muito. A disciplina aplicada em sala deu resultado no palco, as alunas saíram sorrindo e agradecendo”.

No quinto ano de parceria com a APCEF-PR, a diretora do espetáculo, Jordana Bonette, celebrou o período de conquistas de muito aprendizado e crescimento profissional e pessoal, por meio do balé.

“É lindo ver alunas que estão desde o início conosco brilharem nos palcos e algumas delas já se destacam em outros espaços, como a Escola de Dança do Teatro Guaíra. Neste ano, trouxemos o tema clássicos do cinema, encantando com um trabalho incrível, realizado com imenso carinho. Estamos gratas e empolgadas para os próximos desafios!”,

Compartilhe