No Outubro Rosa, APCEF-PR combina prevenção, bem-estar e esporte
O mês mudou e a cor também, trazendo nova causa em defesa da saúde. No Outubro Rosa, a campanha acende o alerta para o combate ao câncer de mama. Para reforçar a conscientização sobre a doença, a APCEF-PR promove série de atividades que combinam prevenção, sensibilidade e prática esportiva.
A primeira ação de acolhimento foi a entrega, de 1º a 3 de outubro, de gel para banho às associadas. O mimo perfumado, distribuído na entrada da sede de Curitiba, simbolizou a lembrança de que o autocuidado é prioridade.
Esporte e saúde em destaque
No campo esportivo, a cor rosa começou a tomar conta de vários espaços e modalidades. Neste sábado (dia 4), a saúde foi exercitada em um animado aulão da academia, por meio de rodízio de pilates, circuito, corrida, ritmo, finalizado com alongamento (Na foto de abertura). As participantes vestiram a camisa da prevenção à doença. O encerramento ficou por conta de mesa de frutas.
A programação esportiva continua em dose tripla. Neste mês, o vôlei feminino, o beach tennis e o tênis entrarão em quadra para realizar seus torneios especiais de Outubro Rosa. As inscrições estão abertas e a melhor jogada será a união das atletas em prol do fortalecimento da saúde. Confira detalhes nas notícias disponíveis no site www.apcefpr.org.br.
O alerta vital: O diagnóstico precoce salva
As ações de conscientização da APCEF-PR são um lembrete de que o combate ao câncer de mama deve ser contínuo. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa para este ano no Brasil é de 73.610 novos casos. No Paraná, esse número chega a cerca de 3,6 mil.
O diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura. A orientação de órgãos públicos é clara: realizar o autoexame regularmente e fazer a mamografia como parte do rastreamento é essencial.
Para a conselheira deliberativa da APCEF-PR, Olga Pchek, o engajamento da entidade reforça a importância de fazer os exames preventivos todos os anos: “O diagnóstico precoce salva vidas. Fico feliz que a associação esteja apoiando a campanha de prevenção do câncer de mama e do colo de útero. Que venha também o Novembro Azul, para os homens que não gostam de ir ao médico se conscientizarem sobre a necessidade de cuidar da saúde”, destacou.
Mais que esporte: É autocuidado e bem-estar
A prática esportiva é uma das formas de prevenir o aparecimento da doença e a APCEF-PR incentiva a adoção desse hábito. A associada Cristina Lubrigatti (foto de abertura), que faz academia, corre e joga tênis, reforça a importância da iniciativa.
“A conscientização dos associados sobre a causa é muito importante e o incentivo aos exercícios ajuda no autocuidado. Além de melhorar a saúde física, exercitar-se aumenta a autoestima e o bem-estar. As campanhas servem de alerta para cuidarmos da nossa saúde.”