09/07/2024 18:56

Noite Cultural emociona o público com música, teatro e dança

Noitecultural_abrenoticia.24.2.2.jpg

Abriram-se as cortinas e, no palco, vislumbrou-se uma noite mágica, que combinou arte, talento e emoção. A Noite Cultural da APCEF-PR, realizada no sábado (dia 6), levou cerca de 340 pessoas ao Teatro Paulo Autran, em Curitiba O evento reuniu pais, alunos e convidados para uma série de apresentações dos cursos socioculturais da entidade, que incluem teatro, dança de salão, balé, violão e orquestra de metais.

As apresentações da noite foram preparadas especialmente para a ocasião e encantaram o público. Quem abriu o espetáculo foi o teatro, oferecido em parceria com o projeto Ampliar, que fez sua estreia no evento, apresentando peça sobre a importância das brincadeiras de infância. Em seguida, a orquestra de metais entrou no palco com uma versão de “The Final Countdown”, da banda Europe.  Outro destaque foram as exibições das turmas de violão e violão kids, que apresentaram canções como “Trem Bala”, de Ana Vilela.

Logo depois, o balé e a dança de salão tomaram conta do palco do teatro, com espetáculos que mantiveram a energia do público lá no alto. No balé, foram realizadas as apresentações das turmas Baby Class, Preparatório I, Preparatório II, Ballet Clássico e Adulto, que trouxeram diferentes números e emocionaram o público. Na dança de salão, os associados ofereceram um verdadeiro show, com números de tango, forró e samba de gafieira.

A gerente Sociocultural e de Lazer da APCEF-PR, Izabel Perin, ressaltou que a noite é o resultado de muita dedicação e talento dos associados. “Precisamos agradecer a todos que escolheram a nossa associação para praticar cultura. Esperamos estar aqui de volta no ano que vem”.

Noitecultural_baledecostas.24.2.jpeg

Talentos em família

A Noite Cultural vai muito além de uma apresentação de diferentes artes: é uma vivência cultural em família, que conecta pais e filhos. O associado Fernando Miara, que participou da peça de teatro, pode sentir emoção como ator e como espectador da filha, Maria Cecília, de 3 anos, que se apresentou no balé Baby Class. “É diferente estar aqui, porque não é como no ensaio: hoje senti e entendi aquele frio na barriga antes de entrar em cena. Mas tudo certo e ainda tive essa alegria de ver minha filha se apresentar”, ressalta.

O evento mostrou o poder da arte de mobilizar adultos e crianças. Em sua maior parte, as integrantes do balé adulto são mães de pequenas bailarinas, que viram as meninas nas aulas e decidiram se aventurar neste universo. É o que explica a associada Nádia Cristina Mason, mãe de Nina, de 6 anos.”Nós, como mães, nos animamos vendo a alegria delas e decidimos nos arriscar. Começamos as aulas em março e tivemos meses para aprender. Foi difícil, mas com muita diversão, descontração e amizade, deu tudo certo”, afirma.

Casais de associados expressaram a satisfação em fazer as aulas de dança de salão. Mirtes e Cláudio Selhorst, por exemplo, encantaram a plateia com outros colegas nas apresentações de tango e forró. “Quando começamos as aulas, há alguns anos, não sabíamos nenhum ritmo e fomos evoluindo desde então. A noite foi um momento mágico e só podemos agradecer à APCEF-PR por incentivar a cultura, seja na dança ou em outras atividades”, observa Mirtes.

Noitecultural_abrenoticias.24.jpeg

Compartilhamento de cultura

Para os alunos de teatro, a emoção de subir ao palco foi ainda maior, pois a modalidade fez a sua estreia na Noite Cultural, sob os comandos da professora Vânia Ferreira, a Maruca, do Espaço Ampliar. “Começamos em março os ensaios e nos jogamos de cabeça, unindo as turmas infantil e adulta para transformar esse sonho em realidade. O teatro é uma colaboração coletiva e todos se uniram para que os artistas brilhassem”, conta Maruca.

A Noite Cultural também gerou a sensação de felicidade nos professores em ver como a arte faz a diferença no dia a dia dos associados. “Muitos alunos subiram em um palco pela primeira vez esta noite. É sempre bom poder proporcionar estes momentos e ver como a dança impacta na vida das pessoas, independentemente da idade”, aponta oprofessor  Clézio Dias, que comanda as aulas de dança de salão na APCEF-PR.

O professor Tadeu Malaquias, responsável pelos cursos de violão, violão kids e orquestra de metais, não poderia estar mais contente em ver o progresso das suas turmas. “Eu fiquei muito feliz, com todos eles. O comprometimento dos alunos foi muito grande e isso trouxe uma evolução técnica em relação ao ano passado”, explica.

Para mais informações sobre as modalidades artísticas, os interessados podem entrar em contato com o Setor Sociocultural, pelo Whatsapp (41) 98425-4335 ou no site da APCEF-PR, na aba Social/Lazer.

Compartilhe