Septemberfest celebra os 54 anos da Fenae, com tradição, chope e alegria
De jantar típico a banda de Blumenau, a sede da APCEF-PR, em Curitiba, se transformou em um pedacinho da Alemanha no sábado (dia 20). O Septemberfest, que estreia em grande estilo, agitando o público com elementos da tradição alemã e animação total, marca a comemoração dos 54 anos da Fenae, no Paraná.
Em uma festa, que teve bolo e parabéns, o presidente da APCEF-PR, Jesse Krieger, destacou a importância da Federação em prol do movimento associativo e o início de sua trajetória, ocorrida no Paraná. "É uma alegria comemorar o aniversário da Fenae, que tão bem representa os empregados da Caixa, na defesa dos seus direitos e na melhoria da qualidade de vida, por meio da cultura, do esporte e do lazer. Muito nos orgulha que o início dessa história tenha sido em Curitiba, no dia 29 de maio de 1971, quando a Fenae foi fundada”, observou Krieger.
Para o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, a comemoração do aniversário da Federação, na APCEF-PR, sempre remete ao clima de volta às origens. “A Fenae foi fundada no Paraná, então, celebrar os 54 anos na capital do estado, é motivo de orgulho e satisfação. Ao longo dos anos, a entidade se tornou essencial na vida dos empregados da Caixa e parcerias, como a mantida com a APCEF-PR, é fundamental para continuarmos com nosso propósito”, afirmou Takemoto, que estava acompanhado de diretores da Fenae.
Diante do público de cerca de 350 pessoas, o diretor de Benefícios da Funcef, Jair Pedro Ferreira, ressaltou os desafios de fortalecer o fundo de pensão. “Temos uma tarefa nobre, que é pagar o benefício aos nossos participantes e, assim, promover a longevidade dos nossos colegas da Caixa e seus familiares. Isso só é possível porque lutamos, em conjunto com a Fenae, as APCEFs e outras entidades, por uma Caixa forte, que defende seus trabalhadores e se coloca à serviço da sociedade brasileira”, comenta.
Sabor e tradição alemã
A festa, logo de início, já deu sinais de ser muito promissora, com a decoração alusiva às cores da Alemanha nos locais de realização do evento. No restaurante, pratos típicos, como eisbein, bratwurst (salsicha) e outras iguarias, preparados pelo Chef Wandi, trouxeram aos associados um sabor de integração cultural. Tudo regado a muito chope, com direito a open bar.
No ginásio 1 da sede social, aberto no final do jantar, a apresentação da Hochsollerleben Band foi um show à parte. Com repertório composto por músicas alemãs, mas que contemplavam outros ritmos, entre eles o gaúcho, a banda sacudiu o público. A noite teve coreografias, brinde com chope e até formação de centopeia, que serpenteou o salão.
O casal Mirtes e Cláudio Selhorst, que participa da dança de salão, se animou com os sabores e ritmos da festa. “Sempre participamos dos eventos da APCEF-PR e aproveitamos a chance de dançar e compartilhar algo que reforça o nosso laço como casal. Ficamos muito animados de, após belo jantar típico, poder mostrar passinhos interessantes de música alemã”, revela Cláudio.
Unidas pelo companheirismo
Os associados também aproveitaram o evento como uma celebração à amizade. Caroline Jahnke, Mariana Miguel dos Santos e Eloise de Andrade Fonseca, que trabalham na unidade da Caixa, Cecoc (Centralizadora de Conciliação e Acertos Operacionais), são prova disso. Acompanhadas dos maridos Emil, Wagner e Leandro, respectivamente, elas aprovaram o Septemberfest, como uma oportunidade de união e alegria.
“Nossa família tem uma conexão com a cultura alemã, então nos empolgamos demais quando chegamos à festa. Ficou tudo muito lindo e gostoso, desde a comida até a banda. Foi uma ideia sensacional”, comenta Caroline.
Para Eloise, o Septemberfest serviu como um incentivo para ampliar a conexão da família com a APCEF-PR. "Tenho filhos pequenos que, recentemente, começaram a querer vir mais para a sede social. Isso me motiva a participar de mais eventos. O Septemberfest, com ótimo jantar e essa animação, foi um bom incentivo para participarmos das programações", conta a associada.
A festa demonstrou, para os colegas da Caixa, que a APCEF-PR é um lugar de confraternização e entretenimento para as famílias, como explica Mariana. "Nós três (Eloise, Caroline e Mariana) nos conhecemos na Caixa, nos tornamos grandes amigas e nossos maridos também criaram laços de amizade. Por isso, um evento como este é tão importante, pois ele promove o convívio e fortalece os vínculos para além do ambiente de trabalho", relata a associada.
No evento, os participantes ainda receberam brindes do aniversário da Fenae, distribuídos pela equipe Sociocultural da associação, que organizou toda a estrutura da festividade. O Septemberfest deixou um gostinho de “quero mais” e a possibilidade de se tornar um evento fixo do calendário da APCEF-PR, a partir de 2026.