31/07/2019 19:00

35º Conecef começa nesta quinta com o slogan “Todos contra o retrocesso"

CARDConecef 2-600x400.jpg

O 35º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef) reúne nesta quinta e sexta-feira (1 e 2 de agosto), no Hotel Wyndham Garden Convention Norte/Espaço Immensitá, em São Paulo (SP), 328 delegadas e delegados ativos e aposentados de todo o país. O evento mira na importância de intensificar a mobilização em defesa da Caixa 100% Pública e contra a retirada de direitos, pois o momento é de resistência aos ataques contra o banco público e seus empregados. O slogan desta edição é "Todos contra o retrocesso". Os debates podem ser acompanhados pelo hotsite do evento.

O Conecef é organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), com assessoria da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa). Os debates deste ano terão como eixos a defesa da Caixa e dos bancos públicos; o combate à reestruturação e ao desmonte dos direitos; a defesa do Saúde Caixa, da Funcef e dos aposentados; a contratação de mais empregados; a saúde do trabalhador e condições de trabalho; a luta contra a terceirização, a verticalização e o descomissionamento arbitrário; e a defesa da Previdência Social.

Jair Pedro Ferreira, presidente da  Federação Nacional das Asssociações do Pessoal da Caixa( Fenae), lembra que “o Conecef é um momento importante da organização dos trabalhadores do banco, uma vez que discute as questões específicas do dia a dia dos empregados, construindo a partir daí a pauta de reivindicações da mesa permanente com a empresa”.

Para o  secretário de Finanças da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e vice-presidente da Fenae, Sérgio Takemoto, “o evento será fundamental para juntos tirarmos uma estratégia de defesa dos bancos públicos e de luta pela soberania nacional”.

Conjuntura de resistência

“A conjuntura é de resistência, e a nossa luta deve estar focada tanto na defesa da Caixa quanto nos direitos dos empregados”, avalia Dionísio Reis, coordenador da CEE/Caixa e diretor da Fenae.

O dirigente considera fundamental aprovar uma estratégia nacional em defesa da Caixa 100% Pública, social e forte, assim como em defesa de todos os bancos públicos . Nesse contexto, segundo Dionísio, é preciso ainda defender os direitos dos trabalhadores dessas instituições que, se utilizadas corretamente, podem tirar o país da crise e elevar as condições de vida da população brasileira.

Aplicativo

O 35º Conecef terá uma novidade para os participantes. Um aplicativo que poderá ser baixado nos celulares dos delegados e delegadas. A Coordenação do Comando Nacional dos Bancários desenvolveu aplicativos para dispositivos móveis (celulares e tablets) visando a otimização da circulação dos materiais, das publicações e dos informativos do congresso.

Todo o conteúdo do evento, como programação, regimento interno, teses, orientações, cartilhas e subsídios do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), será disponibilizado nos aplicativos. A iniciativa visa melhorar a utilização dos recursos da categoria e, com isso, ampliar a gama de informações às delegadas e aos delegados do evento.

Programação

O primeiro painel, no dia 1º, tratará de Saúde e Previdência, com debate entre a vereadora Juliana Cardoso (PT-SP) e os assessores da Fenae, Albucacis de Casto Pereira e Paulo Borges. O tema “Resistência ao Desmonte”, por sua vez, reunirá como debatedores a ex-presidenta da Caixa, Maria Fernanda Ramos Coelho e os advogados da LBS Advogados Associados, José Eymard Loguércio e Laís Lima Muylaert Carrano. Na parte da tarde, os debates começam com a “Defesa da Caixa e do que é público”, com a deputada Erika Kokay (PT-DF), o economista Sergio Mendonça e a conselheira eleita representante dos empregados no Conselho Administrativo (CA) da Caixa, Rita Serrano.

A mesa seguinte será Defesa dos Bancos Públicos, que marcará a abertura oficial do evento, formada por representantes da Contraf-CUT, da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa, da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil, da Fenae, do Sindicato dos Bancários de São Paulo, da Central de Movimentos Populares (CMP), da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos e dos deputados federais José Carlos (PT-MA) e Erika Kokay (PT-DF).

Na sexta-feira, dia 2 de agosto, haverá a apresentação das teses e a Plenária Geral que definirá as reivindicações dos empregados da Caixa para a Campanha Unificada de 2019.

Confira abaixo a programação:

Credenciamento

31 de julho (quarta-feira): 15h às 20h

01 de agosto (quinta-feira): 9h às 12h

*Dia 01 de agosto: quinta-feira*

– Painel: Saúde e Previdência “Não ao Retrocesso”

 Juliana Cardoso (PT-SP), vereadora;
 Dr. Albucacis de Castro Pereira, assessor da Fenae;
 Paulo Borges, assessor da Fenae
 

– Painel: Resistência ao Desmonte “Não ao Retrocesso”

 Maria Fernanda Ramos Coelho, ex-presidenta da Caixa;
 Dr. José Eymard Loguércio, assessor jurídico da CUT (LBS Advogados Associados)
 Dra. Laís Lima Muylaert Carrano, assessora jurídica da Fenae (LBS Advogados Associados)

– Almoço

 – Painel: Defesa da Caixa e do que é Público
 Erika Kokay (PT-DF), deputada federal;
 Sergio Mendonça, economista;
 Rita Serrano, conselheira eleita representante dos empregados no CA Caixa
 

– Abertura: Defesa dos Bancos Públicos

 CONTRAF
 Comando Nacional dos Bancários
 CEE/CAIXA
 CEBB
 FENAE – Jair Pedro Ferreira
 SEEB São Paulo – Ivone Maria da Silva
 Central de Movimentos Populares – CMP: Raimundo Bonfim;
 Representante da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Público: deputado federal José Carlos (PT/MA), coordenador da Frente, e deputada Federal Erika Kokay (PT/DF)
 

*Dia 02 de agosto: sexta-feira*

 – Apresentação das Teses e Plenária Geral
 – Plenária Geral
 – Encerramento e almoço.

Compartilhe