18/03/2024 12:16

Aulas de teatro levam associados a uma jornada pelo conhecimento artístico e social

Aulasteatro_criancas.24.3.jpg

Na noite de sexta-feira (dia 15), no espaço multiuso da sede de Curitiba, foram abertas as cortinas de uma arte que inspira a criatividade, a desinibição e o trabalho em grupo. A primeira aula de teatro, ministrada pelo pessoal do Espaço Ampliar, parceiro da APCEF-PR, reuniu duas turmas, uma de crianças e outra de adultos, iniciando uma caminhada de aprendizado artístico e de relações sociais.

Durante pouco mais de uma hora, eles participaram de atividades, como a teia, em que era preciso memorizar o elo entre os integrantes da turma, o conhecimento do teatro, incluindo peças e elementos cênicos, e a respiração e consciência corporal. Para finalizar, em clima de festa, os aprendizes comeram bolo temático e ganharam copos personalizados.

Aulasteatro_adultos.24.jpeg

Desenvoltura pessoal

A professora Jeniffer Miara, diretora pedagógica do Espaço Ampliar, classificou a primeira experiência das aulas como “sensacional”, considerando que todos associados matriculados estiverem presentes. “A participação das crianças e dos adultos foi de 100% e pudemos começar a desenvolver a proposta, que é trabalhar a timidez, a concentração, a socialização, a desenvoltura em público, a agilidade, a responsabilidade, a criatividade e o controle emocional”, explica.

Segundo a diretora pedagógica, o projeto do teatro nasceu a partir das sequelas emocionais da pandemia, período em que o contato ocorria principalmente de forma virtual. “Com esse cenário, vivido por telinhas, as famílias nos procuravam, pedindo ajuda. A queixa era: ‘meu filho é introspetivo, não consegue se relacionar e nem perguntar quando tem dúvida. Assim, o teatro veio com o objetivo de melhorar as relações sociais”, destaca Jeniffer.

Aulasteatro_geral.24.2.jpg

A proposta foi tão bem aceita pelos associados que, em poucas horas, a turma infantil fechou e já há fila de espera para a abertura de uma nova. Os alunos têm de 5 a 10 anos e continuarão se reunindo às sextas-feiras, das 18h30 às 19h45.

Para a turma de adultos, com idade a partir de 15 anos, ainda há vagas. As aulas são realizadas também às sextas, mas das 19h45 às 21h. O investimento é R$ 120,00 mensais para associados e R$ 220,00 para não associados.

Os interessados devem encaminhar mensagem para o whatsApp do Espaço Ampliar: (41) 99860-8611.

Compartilhe