02/04/2020 20:55

Escoteiros oferecem atividades educativas em plataforma on-line

Escoteiros_plataformaonline.20.jpeg

A organização Escoteiros do Brasil também se mobilizou neste período de isolamento social, provocado pela pandemia de coronavírus, e propõe atividades educativas para se realizar em casa. A iniciativa ocorre por meio do projeto Escoteiros On-Line, plataforma com ações destinadas a pais de associados e de não escoteiros para preencher o dia dos filhos e mantê-los motivados.

Em entrevista à Agência Brasil, o presidente do Escoteiros do Brasil, Rafael Macedo, explicou que a ideia da plataforma surgiu com base na trajetória centenária dos escoteiros. “Todas as vezes que acontece uma crise humanitária, períodos de guerra, de alguma maneira o movimento dos escoteiros se mobiliza para contribuir com a sociedade”, contou Macedo.

Ao acessar o endereço www.escoteirosonline.org.br, é possível conferir atividades para diversas idades, especialmente crianças e jovens, e entre as quais boa parte pode ter a participação da família. Entre elas, estão dicas de higiene na organização do quarto, brincadeiras, como bingo divertido e jornada do coronavírus, oficina da pizza (como fazer e história do prato), youtuber por um dia e a Hora do Planeta, com informações sobre o meio ambiente.

O projeto, porém, não se limitará apenas ao conteúdo da entidades promotora. Segundo Macedo, outras organizações e pessoas físicas podem contribuir com o banco de dados, propondo iniciativas. Nesse sentido, haverá espaço também para discussão de temas relacionados à juventude. “Serão feitas transmissões e alguns artistas vão promover atividades para que as pessoas possam acompanhar. Queremos fazer dessa plataforma um grande ponto de encontro nesse período complicado para todo mundo”, destaca.

O presidente Rafael Macedo destaca que o escotismo está em crescimento no Brasil. A média de expansão alcança 6% ao ano. Atualmente, existem 115 mil associados ao movimento, em todo o país.

Hora do Planeta
A primeira grande ação on-line promovida pela plataforma ocorreu no dia 28 de março, durante o Festival Digital da Hora do Planeta. A iniciativa foi realizada pela ONG WWF ('World Wide Fund for Nature'), que atua nas áreas da conservação, investigação e recuperação ambiental em todo o mundo e é parceira dos escoteiros.

 

 

Compartilhe