10/03/2024 18:14

Jantar celebra a importância da mulher e revisita a história da APCEF-PR

Resultado_niverAPCEF_DiaMulher.24.3.2.jpg

A decoração inspiradora, os abraços nos colegas e as homenagens deram um sabor especial ao jantar comemorativo dos 89 anos da APCEF-PR e do Dia da Mulher, realizado na sexta-feira (dia 8). O evento, que reuniu 170 associados e convidados no restaurante da sede social, teve como foco a valorização do papel da mulher, sem esquecer do resgate histórico da entidade.

Para marcar a dupla celebração, o diretor Sociocultural, Reinaldo Horácio, destacou a presença feminina na APCEF-PR. Dos nove gestores da capital e da praia, o diretor lembrou que sete são mulheres. “Por meio da Izabel (Perin, gerente Sociocultural), responsável pela organização do jantar, quero parabenizar todas as gestoras da associação. Que a força, a coragem e a determinação das mulheres sejam celebradas hoje e sempre”.

A importância da mulher também foi tema do pronunciamento de Antonio Dilson Pereira, que, aos 79 anos, é um dos ex-presidentes da APCEF-PR mais longevos. Ele contou um pouco sobre as mulheres de sua família, ressaltando seu valor e talento, com muito bom humor. “O que posso dizer das mulheres é que, sem elas não seria possível a vida, e graças a Deus por sua existência, porque, se não existissem, os homens estavam todos com a vida enrolada”.

Resultado_niverAPCEF_DiaMulher.24.6.jpg

História viva da APCEF-PR


Antonio Dilson, que presidiu a associação de 1979 a 1981, foi um dos personagens do vídeo sobre a dupla comemoração, exibido no evento. Em seu depoimento, ele diz que conheceu todos os presidentes da APCEF-PR, incluindo o fundador, Othelo Werneck Lopes. “Como empregados da Caixa, regidos pelo sistema de serviço público, não poderíamos nos sindicalizar. Então, a ideia do Othelo foi criar a associação para oferecer um pouco de representação aos empregados”, pontuou. O vídeo também teve a participação dos ex-presidentes, Vilmar Smidarle e Vilson Willemann, e do atual dirigente, Jesse Krieger.

A entidade foi criada em 8 de março de 1935, com o objetivo de auxiliar os empregados com dificuldades financeiras. Tudo começou em uma modesta sala no prédio da Caixa, na Praça Carlos Gomes, em Curitiba. Hoje, a entidade está presente em todo o Paraná, com 20 sedes na capital, interior e litoral.

Para o presidente Jesse Krieger, essa evolução foi possível graças ao trabalho de dirigentes e colaboradores da APCEF-PR. “Queremos parabenizar todos aqueles que fizeram e fazem parte dos poderes sociais da entidade, que defende os direitos dos associados, o fortalecimento da Caixa, da Funcef, do Saúde Caixa e outros assuntos relevantes da categoria”.

Em razão do Dia da Mulher, Krieger também parabenizou as mulheres, em especial as que fazem parte da associação. “Aqui na APCEF-PR mais da metade de nosso quadro de colaboradores é formado por mulheres. Por isso o sucesso de nossa gestão. Elas trabalham incansavelmente para fornecer a você, associado, o melhor”, observou o presidente.

O jantar, servido com um delicioso cardápio, foi embalado pela voz e violão de Rafael Corcini. Ao final, diretores da atual gestão e ex-presidentes brindaram com os demais participantes os 89 anos da APCEF-PR e o Dia da Mulher. Para registrar o momento, associadas e convidadas tiraram a tradicional foto na escada.

Resultado_niverAPCEF_DiaMulher.24.4.2.jpg

Presença feminina significativa

Dos 162 funcionários da associação, 91 são do sexo feminino. Mas essa conquista de espaço vai além dos serviços da entidade. Michelle Bootz Schenkel, da agência Colombo da Caixa, foi eleita suplente do Conselho Fiscal. No jantar, ela disse que agora não é apenas uma convidada, mas quem também integra a gestão, conhecendo os bastidores do evento.

Segundo Michelle, na Caixa, o número de mulheres nos cargos gerenciais e de chefia está aumentando, mas, no quadro geral do banco, elas ocupam 50% das funções e os homens também, 50%. “Entramos no espaço de trabalho da Caixa. A presença da mulher oferece um outro olhar ao ambiente, tanto nas ideias quanto no entendimento dos comportamentos, aliviando as cargas”.

Confira o álbum completo de fotos (Acesse aqui)

Compartilhe