17/10/2023 10:10

Trabalhadores organizam dia de luta em defesa do Saúde Caixa nesta terça

pessoas-tendo-um-protesto-pelo-dia-mundial-do-meio-ambiente.png

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e diversas entidades sindicais convocaram os trabalhadores da Caixa Econômica Federal para um Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa, marcado para hoje, terça-feira, 17 de outubro. Em Curitiba, a manifestação acontecerá em frente à agência da Caixa, na Praça Carlos Gomes, a partir das 12h. A orientação é que os participantes usem roupas brancas como símbolo de unidade.

O movimento de protesto, apoiado por funcionários da ativa e aposentados, busca chamar a atenção para as preocupações em torno das negociações em curso sobre a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que envolve o plano de saúde.

A principal fonte de tensão reside na postura da direção da Caixa, que insiste em limitar suas contribuições para o custeio do plano de saúde em 6,5% da folha de pagamentos, de acordo com o estatuto da empresa. Isso resultaria em um aumento médio de 85% nas contribuições pagas pelos próprios funcionários. Além disso, a área de Recursos Humanos da Caixa não forneceu os dados necessários aos representantes dos empregados, que são essenciais para a elaboração do estudo atuarial, a ser conduzido por uma consultoria contratada pelas entidades.

A coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa, Fabiana Uehara Proscholdt, alertou que, caso as propostas do banco sejam mantidas, isso poderá levar à exclusão de milhares de funcionários, principalmente aposentados, do plano de saúde, como observado em outras empresas estatais que passaram por situações semelhantes de redução de benefícios.

Os manifestantes defendem que o Saúde Caixa é uma política fundamental de gestão de recursos humanos e pedem que a Caixa seja mais responsável pelo plano. Eles também destacam a necessidade urgente de remover o limite estatutário de 6,5% da folha de pagamento.

Fabiana Proscholdt enfatizou que a manutenção dos princípios que historicamente sustentaram o Saúde Caixa, como solidariedade e pacto intergeracional, é de extrema importância para todos os usuários, sejam eles da ativa ou aposentados. A mobilização é vista como essencial para demonstrar à direção do banco o poder de mobilização dos trabalhadores.

Os protestos ocorrerão nas portas das agências e unidades da Caixa em todo o país. Além disso, haverá um "tuitaço" das 11h às 12h, em que os trabalhadores estão convidados a usar a hashtag #QueremosSaúdeCaixa e marcar o perfil da Caixa (@Caixa) em todas as postagens.

Outra data de mobilização está agendada para o dia 30 de outubro, com o mesmo propósito de chamar a atenção para as ameaças em relação ao Saúde Caixa. A luta pelo direito ao plano de saúde continua sendo um tema central de preocupação para os funcionários da Caixa e suas representações sindicais.

Fonte: Contraf/CUT com informações complementares locais.

Compartilhe