30/06/2025 21:25

Diversão para todos: Festa Junina é show de música, brincadeiras e comidas típicas

Festajunina_abre.25.2.jpg

Uma festança que fez a alegria de associados de todas as idades. Neste sábado (28), a tradicional Festa Junina da APCEF-PR movimentou a sede de Curitiba com muitas brincadeiras, comidas típicas, encenação de casamento caipira e show sertanejo. O arraial atraiu cerca de 1.700 pessoas, que puderam se divertir do início da tarde até à noite.

O presidente da APCEF-PR, Jesse Krieger, celebrou o sucesso de mais uma edição do evento. “A festa foi maravilhosa, especialmente porque as crianças puderam se divertir com tantas brincadeiras. Mérito da Diretoria Sociocultural, que cuidou de todos os detalhes e, a cada ano, vem se aprimorando. Há de se destacar ainda a presença dos food trucks, a participação do grupo de escoteiros e a apresentação do grupo Orgulho Sertanejo, que foi um show à parte”, afirmou Jesse.

A diretora Sociocultural, Fernanda Fracaroli Barrozo, destacou mudanças no formato do evento, como motivos para comentários positivos e a realização bem-sucedida da festividade. “Recebi feedbacks de que as pessoas gostaram desse novo formato da festa, com a participação de food trucks, que deixaram o espaço mais aconchegante, e a ampliação do horário da disponibilidade dos brinquedos, das 18 horas para as 20 horas, facilitando a participação de quem tinha outras festas antes da associação. O sol também apareceu e tudo contribuiu para o sucesso do nosso arraial”, observou.

Diversão para vários gostos e idades

Com início às 14h, o evento promoveu diversas brincadeiras, entre elas argola, pescaria, touro mecânico, frango na panela e boca do palhaço, que agitaram principalmente as crianças. Na parte das guloseimas, não faltou opções: pipoca, cachorro quente, quentão, pinhão, bolos e muitas outras delícias típicas. Para completar, ao lado do ginásio 1, onde aconteceu a festa, os associados puderam apreciar a comida dos food trucks.

Mas o arraial não parou por aí. No final da tarde, o casamento caipira, encenado pelo Projeto Ampliar, que promove as aulas de teatro na APCEF-PR, encantou o público. A quadrilha comunitária também fez crianças e adultos entrarem no arrasta-pé, em uma celebração de alegria e integração. Para fechar o dia de forma especial, a banda Orgulho Sertanejo subiu ao palco e embalou os associados com grandes nomes do gênero, como Chitãozinho e Xororó e Chrystian e Ralf.

Tradição, encontro geracional e segurança!

Para famílias que frequentam a associação há muitos anos, a participação na festa junina significou a continuidade da história de gerações. É o caso da aposentada da Caixa, Elisabete Jolie dos Anjos, que lembra da época em que trazia sua filha, Juliana, à festa, e estende a tradição, agora, à neta, Giovana, de 4 anos. “São três gerações que participam do arraial da APCEF-PR. Trazia minha filha ainda bebê – e ela gostava muito – e agora trouxe minha neta também”. Juliana, que endossou a importância desse período de sua infância, ressaltou ainda benefícios do evento: "É muito organizado, com várias opções de diversão e comida, familiar, além do local de realização ser espaçoso e coberto", observou a associada.

Festajunina_familiaAnjos.25.jpeg

O associado Fernando Del Nigro, pai do pequeno Bernardo, de 4 anos, vir à festa junina não se tornou a apenas uma tradição, mas também a certeza de que o filho pode frequentar uma festa divertida e segura. “Sempre estamos na APCEF-PR, praticando diversas atividades. A festa simboliza essa relação que temos com a entidade, onde posso trazer o Bernardo e ter a certeza que ele vai ser acolhido e vou me sentir seguro”, pontua Fernando. Para o menino, a tarde foi de pura festa. “Agora estou comendo uma maçã do amor, mas já fui na pescaria e quero participar da quadrilha”, disse o associado mirim.

Compartilhe