Em Caiobá, Festival da Tainha reúne cerca de 180 pessoas e cai no gosto de associados
Para quem gosta de peixe, praia e diversão, o Festival da Tainha da APCEF-PR foi um prato cheio. O evento, realizado no sábado (dia 12), movimentou a sede de Caiobá, atraindo cerca de 180 pessoas, entre hóspedes, associados que passaram o dia e convidados. Até o sol marcou presença no evento.
A tainha grelhada na brasa do Chef Reinaldo Batista, com todos os acompanhamentos, fez tanto sucesso, que ele liberou o 55º e último pedido perto das 16h. O segredo? Um dos destaques foi a farofa com farinha Panco, ervas e temperos, salpicada generosamente por cima do peixe. Grande pitada de dedicação e mãos à obra também fizeram a diferença.
Para quem provou o prato, a palavra “delicioso” e “aprovado” predominaram nos comentários. “No ano passado, a tainha era recheada e este ano, ela veio com uma crosta especial que repetiria certamente. Parabéns ao pessoal que preparou o peixe e à organização”, comentou Gilson Oliveira, que estava com a esposa Mirian, empregada da agência Barão da Caixa, o cunhado e a sogra. “Viemos à praia para comemorar os 70 anos do meu cunhado e aproveitamos para prestigiar o festival, em família, que foi ótimo”, completou Mirian.
O grande destaque do cardápio foi servido à mesa, mas no lado de fora do restaurante também teve atrações. O escorregador inflável e a cama elástica, contratados pela associação, fizeram a alegria da criançada. Para os adultos, partidas de futevôlei, tranca e muito bate-papo marcaram o sábado.
Integração é preciso!
O Festival da tainha se traduziu em um encontro de “tribos” na praia. É o caso de um grupo de amigos cuja origem de seu relacionamento é o fato de os filhos jogarem futsal na APCEF-PR. “Para nós, qualquer motivo é motivo de festa. Marcamos para nos confraternizar na praia e, também, marcar presença no festival. Viemos em 15 famílias e pudemos cumprir o objetivo de se divertir entre amigos, ainda com a sorte de estar sol”, contou André Trindade.
Outra turma que tem interesse em comum e se reuniu em Caiobá foi a do futevôlei. Cerca de 20 pessoas, entre apreciadores do esporte e familiares, fizeram parte da lista de apreciadores do festival. “Combinamos de participar do evento e, enquanto o prato era preparado, reunimos o pessoal para jogar. A gente veio em 2024 e retornamos este ano. Valeu a pena. Comida gostosa, confraternização e família reunida”, destacou Luciano Moraes, que fez parte da mesa que encerrou os pedidos do sábado e fez questão de registrar o momento ao lado do Chef Reinaldo e sua equipe.
Para completar o dia de diversão, jogadores de carteado marcaram presença na sede litorânea. A sexta etapa do Torneio de Tranca da APCEF-PR reuniu 19 jogadores, que disputaram partidas de manhã e à tarde. “Meu grande prazer é competir e cada etapa é um novo desafio – superá-lo foi a maior motivação dessa vitória. A tainha estava ótima e foi um dia muito agradável”, observou o campeão da etapa, Roberto Ramalho.
Quem aproveitou a promoção “Pague 1 diária e leve 2” em Caiobá, ainda pôde sentir a brisa do mar no domingo. Dos apartamentos reservados, 49 foram ocupados, totalizando a presença de 154 hóspedes.
Mais tainha à vista!
Como o movimento do Festival da Tainha superou as expectativas, o Chef Reinaldo Batista prevê mudanças para 2026. “A cada edição precisamos melhorar e, para o próximo ano, penso em colocar um buffet para os acompanhamentos, agilizando o trabalho da cozinha e a retirada pelos associados, e servir a tainha na mesa”, comentou.
Para quem não pode participar do festival ou quer saborear a tainha novamente ainda este ano, terá mais uma oportunidade. No próximo sábado (19 de julho), o Chef Reinaldo servirá o mesmo prato, acompanhado de arroz com banana da terra e bacon, farofa de camarão, salada mista, vinagrete e fritas. O almoço completo, que serve, em média, três pessoas, custa R$ 140,00.
As reservas dos pratos devem ser feitas até sexta-feira (dia 18), pelo WhatsApp do restaurante da sede litorânea, (41) 9983-40282.