Noite Cultural celebra a arte e o talento de associados da APCEF-PR
A Noite Cultural da APCEF-PR, realizada no sábado (dia 12), no Teatro Fernanda Montenegro, em Curitiba, foi um verdadeiro espetáculo de arte, dedicação e alegria. O evento reuniu as turmas de violão, balé, dança de salão e teatro da associação, que encantaram a plateia composta por associados e familiares dos artistas. A noite traduziu-se em um momento de celebração da cultura e do esforço de todos os envolvidos.
O grande show de atrações teve como abertura a apresentação da banda Orgulho Sertanejo, formado pelos associados Vilmar Smidarle, Samuel Santos e Daniel Solda, que trouxeram sucessos de Almir Sater, Chitãozinho & Xororó, entre outros ícones da música do campo. Em um momento emocionante, as turmas de violão subiram ao palco para acompanhar o trio em novas canções, como a clássica “Tocando em Frente”.
Daniel Solda, que também é diretor de Marketing da associação, observa que para os associados mostrarem seu talento em diferentes artes, incluindo ele que é aluno de violão, é preciso o apoio de familiares e amigos, completando a estrutura oferecida pela APCEF-PR.
"É bom demais ter uma plateia cheia, pois isso reflete o trabalho da associação com os seus projetos culturais. Sem o apoio de pais, mães, irmãos, avós e amigos, nada disso sairia do papel. A cada ano, nosso objetivo é sair do palco sabendo que curtimos todas as emoções e entregamos tudo de si para o público", celebra Solda.
Quem também deu show foram as bailarinas da entidade, que apresentaram números clássicos e encantaram o público. Como parte do espetáculo, participaram o balé baby, os preparatórios I e II e o balé adulto. Entre tantos pais orgulhosos dos seus filhos, estava Rodrigo Garcia, associado efetivo que é pai de Heloísa, de 7 anos, que se apresentou na Noite Cultural pela terceira vez. Na visão de Rodrigo, poder acompanhar o crescimento da filha como bailarina é uma sensação de felicidade.
"A cada ano é uma apresentação diferente e é incrível ver o quanto ela vai evoluindo no balé. Sempre bom lembrar que isso é resultado da dedicação dela mesma, que gosta muito de ir até a APCEF-PR", comenta o associado. A filha, após o espetáculo, reforça o quanto gosta da dança. "Eu adoro o balé, gosto tanto que não falto a nenhum ensaio!".
Mais arte e magia!
A Noite Cultural, no entanto, não parou por aí. Os alunos da dança de salão mostraram o que aprenderam nas aulas, apresentando o ritmo da valsa, executada com maestria pelos casais participantes (foto de capa). Adriana Takemori e Anderson Gomes da Silva, um dos pares que mais participou do evento, ressaltam que a apresentação pede forte conexão entre alunos e professor.
"Os aplausos do público coroam uma trajetória de entrega nos ensaios, no figurino e na própria apresentação. A dança de salão exige parceria: só funciona com a harmonia entre dama e cavalheiro e, no caso da Noite Cultural, entre diferentes pares. O que oferecemos foi o resultado de dedicação, tanto nossa quanto do nosso professor, Clézio Dias", afirma Adriana.
Para encerrar o espetáculo, a peça “Tempestade de emoções”, do grupo de teatro do Espaço Ampliar, foi encenada. A apresentação, que abordou os desafios de crescer foi, assim como as anteriores, bastante aplaudida. A diretora do espaço, Jennifer Miara diz que a dedicação de todos os alunos foi decisiva para transmitir a mensagem positiva que estava sendo proposta.
"A escolha do tema foi muito boa, porque muitas famílias na plateia se identificaram com a questão do diálogo entre pais e filhos. Porém, a mensagem só foi transmitida porque o grupo fez um ótimo trabalho e se uniu. Os alunos torceram uns pelos outros, se ajudaram e entenderam que o teatro não se faz sozinho. A vibração e a parceria deles trouxe a segurança necessária para que a peça acontecesse da forma que aconteceu", reforça Jennifer.
A diretora Sociocultural e de Lazer da APCEF-PR, Fernanda Fracaroli Garcia Barrozo, ressalta que a Noite Cultural é resultado de um trabalho incansável de valorização das expressões artísticas por parte da entidade. “Esta é uma noite dedicada à celebração da cultura por meio da dança, da música e do teatro. É importante reafirmar a nossa gratidão a todos os alunos e professores, que dedicaram meses de ensaio apenas para esta noite”, pontua Fernanda.