29/08/2025 17:30

Ipê, adotado pela APCEF-PR, cresce em projeto de preservação ambiental

AdoteMais_crescearvore.25.1.jpg

A contribuição da APCEF-PR com a preservação ambiental tem rendido frutos. O ipê amarelo, adotado pela associação, por meio do projeto Adote Mais, continua firme e em constante crescimento. Plantada em 2021, a árvore foi a primeira da espécie a florescer do projeto.

No momento, o ipê está sem folhas, devido ao inverno, mas em breve deverá ter flores novamente, segundo o responsável pelo Adote Mais, Paulo Acquarole. A árvore é cultivada em uma propriedade de sete alqueires de extensão, em Londrina, onde há 1,5 mil exemplares.

Por meio da adoção, empresas, entidades e público em geral podem contribuir para a preservação ambiental com o plantio de espécies, que incluem, além do Ipê, Aroeira, Cedro Rosa, Tucaneiro, entre outras. Para a manutenção da arborização, é preciso realizar investimento mensal.

Com o projeto, anteriormente chamado de Gaviãozinho Farm, Paulo Acquarole transformou sua propriedade familiar em um espaço de preservação. Produtor rural há mais de 50 anos, Paulo mantém uma área verde que, segundo ele, está expandindo a sua atuação para outros setores da proteção ambiental.

“No projeto, temos essa visão de transformar o meio ambiente de forma incisiva. Além das árvores, tivemos recentemente a iniciativa de criar uma usina fotovoltaica que consegue fornecer energia elétrica para algo em torno de 250 casas. É uma forma de transformar a propriedade rural em um núcleo de proteção ambiental”, afirma Paulo.

Segundo o associado, existem cerca de mil exemplares que aguardam adoção. Para fazer parte desta rede de preservação, basta entrar em contato pelo WhatsApp (43) 99644-6531 ou pelo Instagram @gaviaozinhofarm para dar seguimento ao processo. O valor da adoção, que dá direito a uma placa, é de R$ 75 reais, com parcelamento em até dez vezes.

Compartilhe