Noite de homenagens e diversão em família marca Jantar das Mães
O restaurante da sede de Curitiba da APCEF-PR se transformou em um cenário de homenagens e integração familiar no último sábado (dia 9). O Jantar do Dia das Mães reuniu cerca de 200 pessoas, em uma noite com cardápio especial, música ao vivo e registros em espaços decorados para a data.
Mensagens de reconhecimento e lembranças marcaram os pronunciamentos. Em tom emocionado, a diretora Sociocultural da APCEF-PR, Fernanda Fracaroli Garcia Barrozo, destacou que o evento foi preparado com carinho para os associados e leu um texto em homenagem às mães, de sua autoria, falando dos desafios e das alegrias da maternidade.
“Mãe é a profissão mais plural e multifacetada que existe. Quando nos tornamos mães, viramos um pouco médicas e aprendemos a cuidar de diversas enfermidades. Aprendemos também a ser professoras e cursamos novamente o primário, o ensino fundamental e o ensino médio (...). A gente se torna bancária – e somos -, mas muitas vezes eles acham que somos banqueiras. E falamos o quê? Na volta a gente compra. Ser mãe é viver uma eterna montanha-russa de sentimentos, em que o maior e mais puro é o amor incondicional por nossos filhos”, disse trecho da mensagem da diretora, que é mãe da Alice e do Arthur.

Para o presidente da APCEF-PR, Jesse Krieger, falar de mãe é algo sublime e traz lembranças de como é essencial esse afeto para o desenvolvimento pessoal. “Para a mãe, somos os melhores alunos e os mais bonitos, como a minha me dizia. No dia a dia não valorizamos sua presença como deveria. Mas foi ela que nos colocou no mundo, nos encaminhou e torce por nós, mesmo lá de cima. Parabenizo a todas as mães por sua dedicação”, reforçou Krieger.
Com a palavra, as donas da festa
O jantar, composto por massas, carnes nobres, acompanhamento e sobremesa, teve um sabor de reunião de família. Em sua primeira participação nesse evento da APCEF-PR, Fernanda Cristina Guergolet de Castro, disse que estava se sentindo em casa.
“O ambiente é familiar, a gente se sente bem aqui, encontra colegas de trabalho. Tudo isso aliado à música e ao cardápio de qualidade oferecidos”, avaliou Fernanda, empregada da Caixa. Para ela, que é mãe de Júlia e Elena, a maternidade representa se doar integralmente ao outro, com amor incondicional.

Vanessa Michelasse ressaltou que a data merece ser comemorada e a APCEF-PR é o lugar ideal para essa celebração com o marido e os filhos Pedro e Maria Clara. “O jantar foi bem-organizado, a comida estava boa e as músicas tocadas pelo DJ animadas. A noite também foi tranquila, com a abertura do espaço kids para as crianças brincarem”, contou a associada. Na opinião de Vanessa, a maternidade muda o comportamento das mulheres, trazendo as crianças para o centro de tudo que fazem.
Em um encontro de gerações, Camila Haus estava acompanhada da mãe Nilva e da filha Helena, além da irmã e do marido. Na pista, as quatro se divertiram. “Agora minha filha tem 4 anos e ela entente melhor as coisas. Então é o primeiro Dia das Mães que é verdadeiramente especial e, na APCEF, me sinto em casa. Estava tudo muito gostoso”.

Sob o comando do DJ Digão, associados dançaram ao som de repertório variado, em que mães, filhos e pais mostraram como a união é o melhor passo da festa. Alunos do professor Clézio Dias também marcaram presença no jantar, com os animados passinhos.

