25/06/2019 12:05

APCEF-PR comemora grandes resultados nos Jogos do Sul

Geral_abresite.jpg

Dias de sol, interação entre os atletas e muitas competições. Os Jogos Regionais do Sul 2019, realizados no feriado prolongado (20 a 22 de junho), foram marcados pela inspiração dos atrativos de Foz do Iguaçu e garra dos competidores, em um clima de congraçamento e descontração.

Anfitriã do evento, a APCEF-PR trouxe de lá, além da sensação de dever cumprido, ótimo resultado por meio de sua delegação: 44 medalhas, entre 26 de ouro, 9 de prata e 9 de bronze. Os Jogos do Sul, que tiveram o patrocínio da Fenae, reuniram também as associações da Caixa de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e equipe de Soçaite Supermaster 50+ de São Paulo, totalizando cerca de 450 participantes, incluindo acompanhantes.

O presidente da APCEF paranaense, Vilmar Smidarle, destacou que o sucesso do evento traz um sentimento de missão cumprida. “O clima agradável, no início do inverno, favoreceu a realização das partidas e de passeios turísticos. Estou muito satisfeito com o desempenho dos atletas e equipes paranaenses nas provas. Os Jogos do Sul têm um alto nível competitivo e servem também de preparação e incentivo para os Jogos da Fenae”, ressaltou o presidente.

Vilmar_abertura.19.jpg

Para a diretora da Região Sul da Federação, Célia Margit Zingler, a escolha da cidade de Foz e o trabalho da entidade paranaense foram pontos altos dos Jogos. Ao acompanhar o evento, ela observou a dedicação dos organizadores, dos atletas e a alta qualidade da competição, que ocorre a cada dois anos.

Durante três dias, competidores das APCEFs participantes do evento mostraram sua dedicação e qualidade técnica na disputa de várias modalidades, que são as mesmas realizadas nos Jogos da Fenae. Antes da abertura do evento, na quinta-feira (dia 20), iniciaram partidas de vôlei, futebol soçaite, basquete, tênis de campo e outras. No segundo dia, foi a vez de representantes do atletismo, jogos de salão e da natação entrarem na competição. Os atletas inscritos na corrida de 5 e 10 quilômetros acordaram bem cedo e abriram as disputas do último dia, que foi encerrado com as finais de modalidades coletivas e premiação.

Desempenho e superação
O Paraná foi representado por 120 integrantes, entre atletas e diretores. Nos disputados, os atletas paranaenses subiram ao pódio na maioria deles. Entre os destaques, está a equipe de atletismo, que, considerando as provas de pista e corrida nas duas distâncias, somou 13 medalhas.

“A participação da equipe nos Jogos Regionais foi excelente do ponto de vista de resultados. Nas disputas de pista, tivemos quatro medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze e, na corrida, foram seis ouros. Infelizmente, fica a desejar o número reduzido da ‘ala’ masculina na pista. Tivemos apenas um competidor (Leandro Barszcz) nos 1.500 m, que levou o ouro. Conquistei dois ouros (salto em distância e revezamento), mas sei que posso mais no salto e irei buscar”, avaliou a coordenadora de atletismo, Liane Margarete de Rosso.

Apesar da preocupação em se sair bem nas provas, Liane considera a competição uma oportunidade de esquecer a pressão do dia a dia. “A interação entre os atletas da nossa delegação e das demais é muito saudável e enriquecedora”, concluiu a atleta.

Prova disso é a demonstração de unidade das meninas do futsal, da técnica Luiza Montingelli, que agitaram a cerimônia de premiação com o grito de bicampeãs. Juliana Nardino, capitã do time, resumiu o desempenho da equipe: “Iniciamos a competição com 1 a 0 sobre Santa Catarina, num jogo ruim, porém, no segundo confronto, com o Rio Grande do Sul, conseguimos impor nosso jogo e nos superar. Começamos perdendo e, com tranquilidade, viramos o placar para 3 a 1”. Segundo Juliana, mais que um time, a equipe é uma família, na qual todos os papéis são importantes para o sucesso.

Organização exemplar
Quem também bateu um bolão foi o time de colaboradores da APCEF-PR. Do esporte à manutenção, eles marcaram pontos em diversos quesitos, como atendimento, alimentação e logística. “Uma salva de palmas a todos os empregados que organizaram o evento”, ressaltou, no ato de encerramento, o diretor de Esportes, Emerson Alves Pinto, que fez agradecimentos também aos representantes da Fenae, das associações participantes e aos atletas.

Equipe_organiza.2.jpeg

 

Na opinião do diretor, além da competição, os Jogos do Sul agregam o valor do relacionamento, que é proporcionado por meio da Caixa e incentivado pelas entidades associativas. “A Caixa somos nós e vamos mantê-la cada vez mais forte”, conclamou Emerson.

O presidente da APCEF-RS, Marcello Carrión, elogiou a diretoria da APCEF anfitriã, os empregados da Caixa e o apoio da Fenae, pela capacidade de organização e estrutura oferecidas, com tratamento marcado por gentileza. Já o diretor de Esportes catarinense, Marcelo Boeing, considerou que o principal objetivo do evento foi alcançado, com boa amizade entre os atletas, ótimo relacionamento entre as associações e parceria firme de todos envolvidos.

De olho nos Jogos Nacionais
O evento de Foz do Iguaçu serviu como termômetro para o desempenho de atletas e estímulo para maior preparação com vistas aos Jogos da Fenae. O time de vôlei masculino, que comemorou o tricampeonato nesta edição dos Jogos Regionais, planeja começar logo os treinamentos para o nacional.

Segundo o coordenador da modalidade na APCEF-PR, Ala Isizaki, as expectativas são muito boas, já que o grupo é qualificado e se saiu muito bem nas partidas contra os catarinenses e gaúchos. No entanto, admite que é preciso estar bem preparado para a competição, que reúne atletas empregados da Caixa de todo o país. “Nos Jogos da Fenae, as equipes são muito boas e vamos com tudo. Este ano ainda temos três encontros e um torneio”.

Volei_tricampeao.19.jpg

Acesse o álbum com mais fotos do evento

Conheça o resultado geral do Paraná nos Jogos do Sul

Natação
Absoluto - nado borboleta fem.
1º lugar: Mariana de Castro e Silva – 41”66

Master – nado borboleta masc.
1º lugar: Daniel Schroeder - 33”69

Master – nado borboleta fem.
2º lugar: Elisiane Brito - 53”38

Master - nado costas masc.
1º lugar: Daniel Schroeder - 36”75

Master - nado costas fem.
2º lugar: Elisiane Brito - 49”66

Absoluto - nado costas fem.
1º lugar: Mariana de Castro e Silva - 45”56

Master – nado peito fem.
3º lugar: Tereza Fugivala – 1’02”69

Master - nado peito masc.
1º lugar: Daniel Schroeder - 42”81

Absoluto - nado peito fem.
1º lugar: Mariana de Castro e Silva - 44”38

Master - nado livre masc.
1º lugar: Daniel Schroeder – 31”88

Absoluto - nado livre fem.
2º lugar: Mariana de Castro e Silva – 37”09

Master – nado livre fem.
3º lugar: Elisiane Brito – 44”06

Atletismo
Revezamento 4 x 100m

1º lugar: Liane Margarete de Rosso, Regina Welter, Miriam Uguma e Luana de Barros Santos

100 metros rasos
2º lugar: Luana de Barros Santos

200 metros rasos
1º lugar: Miriam Uguma

400 metros rasos
3º lugar: Luiza Simões

Salto em distância
1º lugar: Liane Margarete de Rosso - 3,69 m

1.500 metros masculino
1º lugar: Leandro Barszcz

1.500 metros feminino
2º lugar: Dayse Juliani

Corrida rústica – 5 km
Feminino

1° lugar: Tamae Nagata - 4ª categoria

Masculino
1° lugar: Tiago Clemente de Andrade - 2ª categoria
1° lugar: Herivelto Martins - 4ª categoria

Corrida rústica – 10 km
Feminino
1° lugar: Dayse Juliani - 4ª categoria

Masculino
1° lugar: Leandro Barszcz - 2ª categoria
1° lugar: Daniel Schroeder - 3ª categoria

Damas
1° lugar: Wagner Rodrigues dos Santos

Sinuca
1° lugar: Marcelo Adauri Coelho

Xadrez
3°lugar: Roberto Pedro da Silva

Canastra
3° lugar: Yoko Kitamura e Romão Aparecido da Silva

Tênis de Mesa simples masculino
1º lugar: Olides Millezi Júnior

Tênis de mesa simples feminino
3º lugar: Célia Silvestre

Tênis de mesa misto
1º lugar: Olides Millezi Júnior e Célia Silvestre

Tênis de campo simples masculino
1° lugar: José Ricardo Cunha

Tênis de campo de duplas masculino
2° lugar: José Ricardo Cunha e Edvando Lima de Oliveira

Futsal feminino
1º lugar

Futsal masculino
2º lugar

Vôlei masculino
1º lugar

Vôlei feminino
3º lugar

Vôlei de areia masculino
2º lugar: Elcio Silva e André Felipe Rosário

Vôlei de areia feminino
1º lugar: Juliana Lorenzetti e Leticia Veríssimo Leite

Futebol soçaite livre
3º lugar

Futebol soçaite master
1º lugar

Futebol soçaite super master
3º lugar

Basquete
2° lugar

 

 

 

Compartilhe