03/07/2019 16:47

Oficinas culturais: ainda há vagas para exercitar seu lado artístico nestas férias

Primeiraoficina_Stopmotion.19.2.1jpg.jpg

Julho chegou, mas ainda é possível programar atividades que combinam conhecimento e diversão para as férias. A dica da APCEF-PR são as oficinas culturais, que terão início a partir da próxima semana, na sede de Curitiba, e continuam com as inscrições abertas.

Ao todo, são oferecidas sete opções, nas quais os associados poderão desenvolver seu lado artístico – em fotografia (pelo celular) e vídeo, contação de histórias, experimentação em vídeo, fotografia (câmera semiprofissional ou profissional), percussão, ilustração e RPG (Roler Player-Game). A boa notícia é que, dependendo a oficina, a faixa etária mínima inclui adolescentes e crianças a partir de 10 anos.  

“Fotografia e Vídeo – Impressões Visuais de Caminho” abre a programação, com aulas de 8 a 11 de julho. A ideia é produzir um vídeo, a partir de fotografias tiradas pelos participantes com seu celular. O diferencial dessa oficina é a montagem de imagens por meio de Stop Motion, técnica comum em desenhos animados, que utiliza a disposição sequencial de fotos diferentes do mesmo objeto para criar movimento.

A taxa para participar é R$ 10,00. Mas, atenção, as vagas são limitadas. Acesse aqui e faça sua inscrição

Saiba detalhes das oficinas culturais e escolha a(s) sua(s):

“Fotografia e Vídeo - Impressões Visuais de um Caminho”

Produção de vídeo, a partir de fotografias tiradas pelos participantes com seus celulares. A montagem será feita por meio do Stop Motion, uma técnica muito usada em animação. Quem ministrará a oficina é a artista visual, Soluá Carneiro, que lançou o projeto StEp Motion – Registro de Arte Urbana pelo Mundo e, atualmente, coordena as oficinas do Projeto “O Menino Quadradinho e o Tempo das Palavras”, que beneficia o Hospital Pequeno Príncipe. A idade mínima para participar é 16 anos.
Data: 8 a 11 de julho
Duração: 12 horas (3h por dia)
Horários: de segunda a quinta-feira, das 13h30 às 16h30
Vagas: 20

A arte de cantar e contar histórias
Para aprender um pouco sobre como cantar e contar histórias, serão realizadas sete perguntas: quem, por que, para quem, quando, onde, quais e como contar histórias? A partir dessas questões, serão propostas atividades, que propiciarão ao grupo criar uma performance narrativa-musical. Rosy Grega, que é compositora, artista, escritora, contadora de histórias, arte-educadora e produtora cultural, ministrará as aulas. Para participar, basta apenas o desejo de ingressar nesse universo.
Data: 11 a 13 de julho
Duração: 12 horas (4h por dia)
Horário: Quinta (11/07),  das 18h30 às 21h30/Sexta (12/07), das 18h30 às 21h30, e sábado, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30
Vagas: 20

Ilustrar é só começar - módulo I
O objetivo é estimular a criatividade e abrir a possibilidade de transformação das imagens representadas por meio de técnicas, buscando o símbolo representativo principal e a síntese de interpretação. A orientadora é a ilustradora Márcia Széliga, que tem formação na Escola de Belas Artes, em Curitiba, e desenho animado, na Polônia. Não precisa ter noções básicas de desenho.
Data: 15 de julho (Segunda-feira)
Duração: 2h30
Horários: 19h às 21h30
Vagas: 20

Oficina de Percussão Criativa – Módulo I
Propõe reconhecimento de cada instrumento, desde seu nome a técnicas referentes e outras que poderão se desenvolver. Todos deverão trocar os instrumentos, visando conhecer a maioria deles e incentivar o pensamento coletivo. A idade mínima para participar é 10 anos. O que levar: qualquer instrumento de percussão ou objeto com sons que lhe chamem a atenção (não é obrigatório). UM2UO, que orientará a oficina, é um duo de música de câmara, vinculado à Orquestra Filarmônica da UFPR. Formado por Luís Fernando Diogo e Vinicius Portes, é conhecido nacionalmente por seus trabalhos, como o Festival Villa Lobos (RJ). 
Data: 16 de julho (Terça-feira)
Duração: 2h30
Horários: 19h às 21h30
Vagas: 15

Experimentação em Vídeo - Módulo I
Curso prático em que o grupo será orientado e subdivido para explorar imagens, recebendo o feedback e novas orientações em processo. Após avaliação, os resultados poderão ser expostos no site da APCEF ou no próximo evento cultural da associação. A ministração é de Pedro Cestari, licenciado em Sociologia e especialista em Produção de Cinema. Os pré-requisitos são ter equipamento de vídeo, seja profissional, semiprofissional ou celular. A idade mínima é 12 anos
Data: 17 de julho (Quarta-Feira)
Duração: 2h30
Horários: 19h às 21h30
Vagas: 10

Fotografia - Módulo I
Na oficina, os temas abordados serão breve histórico da fotografia, tipos de câmeras e seu funcionamento, teoria fotográfica: técnica, composição e execução e construção de projeto fotográfico. A orientação é da fotógrafa Monah Pereira, que tem conhecimento em fotografia digital e analógica, além de ser professora de História, Teatro e Culinária. Para participar, é necessário ter câmera profissional ou semiprofissional, computador com ferramenta de edição (Lightroom, item não obrigatório) e idade mínima de 12 anos.
Data: 19 de julho (sexta-feira)
Duração: 2h30
Horários: 19h às 21h30
Vagas: 10

Uma experiência em Role-Player Game (RPG)
O grupo vai aprender e exercitar o Role-player Game (RPG), que consiste em um jogo de contar histórias, no qual os jogadores vão vivenciar grandes aventuras interpretando papeis de heróis em um mundo cheio de emoções e tesouros perdidos. De caráter lúdico e não necessariamente competitivo, o jogo envolve um ótimo grau de comunicação, imaginação e socialização. A idade mínima para participar é 10 anos. Os orientadores serão Murilo Mansano Ramos e Caio Bueno Cechinatto.
Data: 27 de julho (sábado)
Horário: 14h às 17h
Vagas: 10

Compartilhe